domingo, 16 de março de 2008

RESUMO:GHIRALDELLI,Paulo Jr.Educação Fisica Progressista.IN:Edições Loyola,São Paulo,Brasil,1998


Rodrigo Cirne

No texto, o autor Ghiraldelli Jr. quis mostrar que apesar das diferentes concepções da Educação Física estudadas, sendo elas: A Higienista, A Militarista, A Pedagogicista, A Competitivista e A Popular, existe pelo menos um ponto em comum entre essas concepções, que é um trabalho enfocado na sociedade como um todo. Entretanto, cada concepção vai abordar e tratar desse assunto de acordo com seus fundamentos teóricos. Então na Higienista vai existir a preocupação em erigir a Educação Física na busca de uma sociedade livre das doenças infecciosas e dos vícios deteriorados da saúde e do caráter do homem do povo. Já na Militarista impõe a toda a sociedade padrões de comportamentos estereotipados, porem o principal objetivo é a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate, a luta e a guerra, buscando sempre a elevação da Nação. Agora na Pedagogicista o enfoque esta na forma da sociedade ter a necessidade de encarar a Educação Física não somente com uma pratica de promover a saúde ou de ser disciplinadora, mas sim, como uma pratica educativa. Na concepção Competitivista, que tem como principal objetivo a caracterização da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejados para uma sociedade, volta-se ao cultivo daquele que a despeito de todas as dificuldades encontradas num “convívio social” chegou ao podium, o chamado atleta-herói. E por fim a concepção popular vai tratar que a educação dos trabalhadores numa sociedade está intimamente ligada ao movimento de organização das classes populares para o embate da pratica social, ou seja, para o confronto cotidiano imposto pela luta de classes.

Um comentário:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezado Rodrigo Cirne,
Arrume o título da seguinte forma e justifique\alinhe o texto:
Resumo: GUIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Introdução; As filosofias subjacentes às concepções de educação física. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Você apresenta parcialmente, logo de início, o tema central e a perspectiva do autor (dois primeiros critérios). Quanto ao tema central, você deveria ter sido mais enfático e claro. A partir disso, adianto que o “tema central do texto é a apresentação das cinco principais correntes da educação física brasileira segundo a visão de Guiraldelli Junior, cuja perspectiva é história, sociológica, filosófica e crítica”. A questão da semelhança, já é assunto periférico, que ajuda o autor a desenvolver o tema, ou são resultados do estudo do tema. Referente à escrita, não precisa colocar em maiúscula a letra “A” de “a higienista” etc. É gramaticalmente equivocado. Quanto ao restante do resumo, está bom. Embora, você tenha se prendido muito às palavra do texto. Tente ser mais autônomo na escrita. Só faltou um detalhe para cada concepção, os respectivos pensamentos que originam cada uma das concepções. Em ordem: liberalismo, nazismo e fascismo, liberalismo, liberalismo e Movimento Operário e Popular.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.