quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: ed. Brasiliense, 1983.

Rodrigo Cirne,

Atualmente a educação física é comparada, ou até então, interligada a várias vertentes, ou seja, a alguns ramos da sociedade moderna sendo eles: a ginástica, a medicina, a cultura, o jogo, o esporte, a política e a ciência, tendo em vista que, na educação física, se tem como uns dos objetivos na sua forma regular a assimilação e a desassimilação e obter a simetria fisiologica na vida orgânica, da qual depende a saúde, a força e outros bens físicos, partindo do pressuposto de atender aos aspectos físicos do ser humano encontramos sistemas que foram criados com a pretensão de atender ao homem como um todo, facilitando o desenvolvimento humano, que ao seu modo tenta conciliar valores morais, costumes e tradições, até porque cultura entre outros pontos é um comportamento aprendido, ou seja, um espetáculo cultural, assim como um esportivo, promove uma inteira participação do público, o qual se torna um ator e espectador ao mesmo tempo, provocando assim o surgimento das razões de sociabilidades que por intermédio do jogo, as pessoas aprendem a se relacionar utilizando normas que emanam do próprio convívio social, fazendo com que se crie democraticamente a elaboração de um código de direitos só que com certos aprimoramento e burocratização, através da imposição de regras, passando a criação de expectativas e competição numa sociedade, ou como preenchimento de tempo vago, ou até mesmo, meio de sobrevivência, faz com que ocorra várias interferências no mundo esportivo no intuito prevalece sempre o melhor, ou até mesmo o mais influente, muito embora isso não seja visto e nem refletido nos campos de competição, ficando mais para os organizadores, tendo por fim, a valorização dos aspectos médicos ou dos resultados técnicos esportivos de alto nível.
Unirb-2008.1/matutino

Um comentário:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezada Rodrigo,
Lembrando que um resumo deve conter: exposição do tema central, perspectiva do autor e seus argumentos ou caminhos pelos quais passa para falar do tema e de sua perspectiva. Você inicia seu resumo expondo o tema central de modo implícito. O que já é um bom começo. Sobre a perspectiva do autor, você não faz qualquer referência. Você inicia diretamente escrevendo sobre o fato de a educação física “ser comparada, ou até então, interligada a várias vertentes...”. Ou seja, quando você inicia seu resumo dessa forma, possibilita o leitor saber que a questão é giras às voltas da multi e interdiscipliridade da área, contudo, não fica claro, explícito que o tema central é: a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física, sob uma perspectiva histórica. Ou seja, é diferente falar da interligação e falar da definição da educação física. De outro modo, podemos falar da interligação para tentar definir a educação física. Concernente aos pontos que o autor aborda ao longo do texto, você não os expõe, mas tenta desenvolver uma discussão, contudo sem expor a relação entre cada um dos elementos – ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência – de forma a evidenciar a complexidade em se tentar definir educação física. Porque ao fazer isso, você esquece de expor o que o autor escreveu, para assumir as palavras deste como se fossem suas. Pense que você vai preparar um leitor, através de seu resumo, para que ele possa ler o texto de Oliveira na íntegra.
Para tanto, vou lhe sugerir a seguir um modo de iniciar o resumo:

“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física vem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência. Para tanto ele elabora uma didática por meio de algumas perguntas sobre esses pontos, para tentar desenvolver a problemática da definição da área...”

A partir daí, você pode continuar com esse seu estilo. Contudo, você precisa aperfeiçoá-lo. Ser mais claro e sempre localizando o leitor em relação ao texto, isto é, o tema central. Por fim, tente escrever resumos menores, esse ficou muito extenso justamente por contade de sua maneira de escrever. Seja mais específico.

Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro