quinta-feira, 15 de maio de 2008

COMO DAR UMA AULA DE NATAÇÃO SEM UTILIZAR A PISCINA



Criar condições nas escolas que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania, é função primordial dos educadores, sejam eles das empresas privadas ou empresas públicas.
Nas escolas públicas, cujos recursos didáticos são escassos ou precários, ou ate mesmo de material inferior, o professor deve ser criativo e dinâmico, selecionando procedimentos e verificando sua adequação a fim de que o educando não se sinta prejudicado e que possa competir com os alunos das escolas privadas nas mesmas condições.
O professor de educação física estará diante dessa realidade que deverá mostrar sua versatilidade, assim como os demais educadores, vencendo os obstáculos que encontrará. Por exemplo, se o professor de educação física necessitar dar uma aula de natação e a escola não possuir piscina, ele, o professor deverá se valer dos materiais que a escola dispõe, como por exemplo, vídeo, televisão, rádio, encenações, visita a clube próximo que tenha piscina, dentre outros recursos.
Então o mestre poderá filmar uma aula de natação e passar para seus alunos; pedirá a seus alunos que pesquisem vários tipos de nados; seguidamente tentará utilizar meios de fortuna no intuito de trazer o maximo para a realidade dentro da piscina, como por exemplo: na utilização da quadra colocará os alunos dispostos em cima de colchonetes onde será realizados movimentos de variados tipos de nados; como tambem poderá utilizar banhos com mangueiras pra dar uma alegria maior.
O bom educador deverá transformar o mural da escola num espaço de divulgação de assuntos de interesse geral e buscar outros meios que levem o aluno a encontrar condições para que ele tenha acesso ao conjunto de conhecimento desejado.
Com isso, essas ações mostram através da natação, aos alunos que com um pouco de vontade e criatividade, as barreiras do preconceito e das desigualdades poderão ser quebradas facilmente, pois um dos papeis fundamentais do educador no mundo atual, é fazer com que os jovens cidadãos sejam preparados para enfrentarem todos os obstáculos que o convívio social os proporcionará.

Nenhum comentário: